A história do São Gaspar

Um pouco sobre nossa história

O Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni-124/PR, foi criado por sugestão e solicitação do Padre Santi Capriotti (in memorian), na época Pároco do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Capanema (atual Jardim Botânico), em Curitiba/PR.

Juntamente com alguns fiéis, reuniu alguns jovens, deu as primeiras orientações e em 21/11/1992 foram feitas as primeiras Promessas Escoteiras, tornando-se esta a data oficial de fundação.

O Grupo recebeu este nome porque São Gaspar Bertoni foi o fundador da Congregação à qual o Padre Capriotti pertencia, a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Padre Gaspar Bertoni, hoje considerado Santo pela Igreja Católica, viveu na cidade de Verona, que naquela época era palco de constantes conflitos entre os exércitos francês e austríaco, que disputavam a posse da cidade. Quando em vida sempre trabalhou no auxílio aos feridos da guerra e na instrução da juventude.

Embora de origem católica, o Grupo sempre acolheu famílias das mais diversas crenças.

Sua sede incialmente foi na própria igreja, passando depois por outros endereços, tendo inclusive ficado um tempo sem local fixo, com os Chefes guardando os materiais em suas casas e trazendo para as atividades nos finais de semana.

Em 23/04/2007, ano do Centenário do Escotismo Mundial, recebeu a sua sede própria através da Prefeitura Municipal de Curitiba, em regime de comodato.

Em 2020, tem aproximadamente 150 integrantes, entre membros juvenis e Chefes.

É marcado pela forte presença familiar e pela amizade e companheirismo entre seus integrantes.

Nossa história em fotos

Fatos e datas marcantes ao longo de nossa história

Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis.

Robert Baden Powell

Fundador do escotismo

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 PR