Desde 02 de agosto de 2014, o Clube Flor de Lis vem atuando para auxiliar na cantina, em mutirões de limpeza e em ações desenvolvidas pelo grupo junto à comunidade. Eles têm ainda a importante tarefa de dar apoio em acampamentos e atividades escoteiras e auxiliar em outras ações propostas pela chefia ou diretoria.
O Flor, como carinhosamente chamamos, realmente é o coração motriz do grupo. Mas afinal como é o dia-a-dia dos membros do clube? Pensando nisso, resolvemos entrevistar sua atual Presidente, a chefe Alda da Silva, que com ajuda da Ch. Cristiane Apolinário, nos contam mais.
1 – Como foi a inspiração que iniciou o Clube Flor de Lis? Quem eram os membros no início?
A nossa inspiração veio de uma mãe que servia todos os sábados cachorro quente aos jovens, com isso a chefe Cristiane Apoliário e a Chefe Luciane Mantovane foram se envolvendo na cantina e começaram assim o Clube Flor de Lis, envolvendo os pais.
2 – Como é trabalhar com alimentação? É muito difícil preparar um cardápio para muitas pessoas?
Para mim é gratificante, apesar de toda a responsabilidade e cuidados no preparo, é sempre bom ver o resultado nos rostinhos felizes e com as barriguinhas cheias.
Preparar o cardápio para muitas pessoas hoje não é difícil porque temos sempre uma equipe de pais que nos ajudam, e todos os eventos são anotados com tudo que foi consumido, assim conseguimos montar os cardápios para muitas pessoas.
3 – O flor se envolve em outras ações de apoio? Quais?
Sim, também acompanhamos algumas atividades externas como: trilhas, montanhas e acampamentos, para ajudar os chefes no cuidado com os jovens.
4 – Qual é a história mais interessante e ou divertida que já aconteceu com você em algum evento que o Flor participou?
São muitas, mas a que mais marcou foi no ELO de 2019, primeiro pela atitude dos nossos jovens, que depois de uma tempestade inesperada, onde vários ficaram sem roupas secas e materiais, eles se uniram e a ajuda entre eles foi mútua. Depois disso foi publicado o relato de uma jovem no facebook sobre nosso cardápio que foi muito gratificante. Foi esse: “Chegou a melhor parte… O almoço! Estava tão ansiosa para ver o cardápio! Era purê e carne de panela. Vou admitir que não gosto nem um pouco dessa combinação, mas depois que eu provei, repeti até raspar o prato!” Maravilhosooo.
5 – Qual é o cardápio mais pedido e elogiado pelos jovens e chefes do grupo?
Sem dúvida nenhuma, nosso strogonoff de frango, cada vez que fazemos, aumentamos a quantia (risos).
6 – Diga uma palavra sobre como é realizar este trabalho para algum pai ou responsável que esteja interessado em ingressar no Clube Flor de Lis.
Doar com amor e ver o resultado que é a gratidão!
Apesar de ter Diretoria e Regimento próprios, Clube Flor de Lis é vinculado à Diretoria Geral e ao Estatuto do Grupo Escoteiro e cumpre um importante papel dentro do São Gaspar, o de acolhimento.
Se você, pai ou responsável, está em dúvida de como acompanhar mais de perto as atividades de seu filho, de como fazer a diferença no grupo, sem o compromisso de todos os sábados, você pode participar como apoio no Clube Flor de Lis. Será um ambiente descontraído e repleto de histórias que vão mudar sua realidade e dar uma oportunidade de voluntariado. Participe!
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR