No dia 3 de dezembro de 2021, os chefes, pais e jovens da Tropa Sênior Kailash, reuniram-se na Chácara Remi, em Piraquara, de propriedade de Adriana e Remi, para a realização de um dia todo de atividades (bivaque), encerrando assim com chave de ouro o segundo semestre de 2021.
A atividade iniciou com concentração a partir das 8h da manhã, vários pais levaram seus filhos em um esquema de caronas. Já no local os jovens tiveram aferidas suas temperaturas e passaram pelo “check list” de saúde, para seguirmos o Protocolo de Segurança do Plano de Atividades Presencias do grupo.
Às 8h45, iniciou-se a cerimônia da bandeira, sendo esta hastada pela chefia para evitar contato de jovens. Foi um momento muito gratificante, após quase um ano e dez meses sem um hasteamento presencial, os jovens puderam relembrar e sentir um pouco dessa cerimônia tão querida no escotismo.
Seguiu-se então de uma oração e a surpresa do dia! A Promessa Escoteira do Jovem Vitor, que você pode conferir em detalhes clicando aqui. Após muito tempo foi ouvido um grandioso sempre alerta no debandar e aqueles famosos gritos de patrulha, alguns ainda meio modestos, mas cheio de esperanças de um 2022 melhor.
A atividade durou o dia todo, os jovens aprenderam a montar atividades com cordas, tais como: “tirolesa”, “falsa baiana” e a “rede de macaco”. Montaram bases com “toldos” para cada patrulha, realizaram “bastão elétrico com uma corda para distanciamento”, fizeram um jogo legal de disputa em “Jo-ken-po”, entre muitas atividades! Os monitores tiveram a oportunidade de montarem uma “pista de sinais” para que os outros integrantes da tropa passassem. E ainda durante todo o dia havia um desafio de se conseguir as fitas de papel dos braços dos outros, que davam pontos para uma premiação extra.
Ao cair da noite, após a cerimônia da bandeira repleta de entregas, os jovens deliciaram-se com uma “linguiçada”, o famoso pão com linguiça, assada pelo chefe e pai de apoio, Paulo Martins. Foi um bom momento para conversar e descansar, mas não era o fim.
Logo após, os jovens participaram de um jogo noturno em que deveriam localizar suas próprias “bandeirolas” na completa escuridão. Era um jogo de silêncio para que ninguém se esbarrasse em nada do local. Tudo isso culminou no tão esperado “Fogo de Conselho”.
Inicialmente eles deveriam cantar com toda sua força e energia para acender o fogo. O que foi conseguido após quarto ou cinco vezes de cantoria. Foi uma noite mágica! As patrulhas apresentaram suas esquetes, que tinham como tema a ênfase do ciclo, a palavra “ubuntu”, cujo jovens escolheram por representar a união que sentiam ter que existir no fim do ano.
Com muita cantoria e palmas todos se alegraram, os pais ali reunidos riam e aproveitavam desse momento. Sobrou até para a chefia, que apresentou a esquete mais ensaiada da história! Ao fim da noite o momento mais emocionante, a canção da despedida! Que saudades! Que venha o próximo ciclo!
Agradecemos aos pais de apoio por nos ajudar nesta atividade! Citamos Heitor e Taís, pais do Vitor, Eliane e Emerson, pais do Gabriel e Paulo Martins e Ana, pais do Matheus. Ainda agradecemos aos donos do local que foram sempre muito queridos conosco, seu Remi e dona Adriana. E por fim, agradecemos a todos os chefes, pais e jovens envolvidos, sem todos vocês, esta atividade não seria possível.
Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR