Que tal relembrarmos algo muito mais antigo? Este TBT é especial, vem lá de 2005, você sabe o que é Setoríades?
Este era o nome dado as atividades bivaque do 34º Setor Escoteiro de Curitiba, (equivalente aos distritos atuais), que reunia além do G. E. São Gaspar Bertoni, os Grupos Universitário, Medianeira e São Félix.
De fato o 4º encontro ocorreu no dia 15 de maio de 2005, na sede do Grupo Escoteiro Universitário e contou com a participação do São Gaspar Bertoni, São Félix e Universitário. Todos os ramos tiveram atividades com aproximadamente 150 jovens e adultos inscritos.
Logo de início, o dia foi repleto de atividades, jogos e competições, foi realizado várias oficinas de especialidades e ao meio dia houve uma grande refeição conjunta com comida caseira.
No ramo escoteiro os jovens foram divididos em patrulhões, com mistura total entre as patrulhas e grupos. Foram realizados os seguintes jogos: NUNCA 3 (jogo quebra-gelo), CONSTRUIR CATAPULTAS, o tradicional CABO DE GUERRA, FUTEBOL DE BASTÃO, CAÇADOR (estilo escoteiro) e ao fim GUERRA DE CATAPULTAS.
O Patrulhão Vermelho, onde membros da Patrulha Onça, da Tropa 3 do G.E. São Gaspar estavam, sagrou-se a grande campeã do dia. A mesma Patrulha Onça recebeu o troféu de Melhor Arrecadação de Agasalhos.
Na época, as Tropas Escoteiras do São Gaspar foram três, porém, com a dissolução da Tropa 2, e a falta de chefia para a Tropa 1, decidiu-se fundir as Tropas 1 e 3, mantendo a Tropa 3 como nome.
Nas bases, chefes e colaboradores, ensinavam noções e dicas que poderiam ajudar a conquistar itens de especialidades. Haviam Bases de marcenaria, de Química (Onde o pai de apoio, Alexandre, pai do jovem Lucas Garay do São Gaspar estava responsável), de Primeiros Socorros (com a chefe Leila) e de Artesanato (com a chefe Cássia).
Ao fim do dia foram entregues as medalhas e troféus e depois ocorreu a cerimônia de encerramento. Foi um dia cheio, mas que segundo o relato obtido, foi bem divertido!
Confira todas as fotos obtidas da atividade em nosso álbum abaixo:
E ai? Quer contar a história do próximo TBT São Gaspar? Entre em contato conosco através do e-mail: comunicação.gesgb@gmail.com. Estamos esperando!
Esta matéria só pode ser desenvolvida com o raríssimo relato da jovem Veleda Astarte Paiva Müller, através do ainda vivo diário em forma de site, que ela escreveu em sua época de escoteira. Confira o que ainda existe dele clicando aqui.
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR