São Gaspar ECO: Projeto Amigo dos Rios.

Qual o tema que é mais ligado ao escotismo? Se você pensou, acampar, pode ser, mas o meio ambiente e a vida ao ar livre estão fortemente integrados a ser um escoteiro. Para a sociedade somos bem feitores das matas e rios. Então é normal que um escoteiro escute sempre sobre como é ser um amigo da natureza. Ouvimos sobre como é ter uma relação próxima com a vida no campo, nos rios, florestas e montanhas. Então hoje vamos falar sobre amizade e natureza, o que acha? 

Em nossa casa recebemos todos os dias água, este liquido precioso vem limpo e saudável para nosso consumo. Mas o que fazemos para cuidar deste bem tão maravilhoso? Você já se perguntou se é amigo dos rios?

Vivemos um grande momento de estiagem, causado por desequilíbrios ambientais, todos gerados por nós mesmos enquanto sociedade. Quanto nos custará este estilo de vida?

Pensando nisso a Sanepar em conjunto com a Prefeitura de Curitiba, lançaram no dia 2 de abril de 2019, um projeto bem intimo para nós, escoteiros, moradores desta cidade. O Projeto Amigo dos Rios! Inicialmente a proposta era criar investimentos no saneamento e combater com fiscalização o esgoto irregular na cidade. Mas o projeto cresceu e passou a oferecer educação ambiental às pessoas.

Pessoal envolvido no dia do lançamento do projeto.

Que nome mais sentimental e caloroso tem um projeto que visa tocar o coração das pessoas e criar esta sensação de amizade com nossos rios? O Amigo dos Rios, trabalha mais próximo as comunidades e visa causar um questionamento em todos nós: o que eu faço no meu dia-a-dia para cuidar deste amigo que me dá a vida? O que fazemos para cuidar das nossas águas?

Neste ano, com a pandemia o foco passou a ser educação ambiental de forma online. E neste quesito o Grupo Escoteiro São Gaspar é muito parceiro do projeto para ajudar a orientar nossos jovens e comunidades do quanto precisamos ser amigos dos rios.

Nosso Rio Belém!

No mês de junho, desenvolvendo nossas atividades do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, tem sido o melhor momento para “rebater na tecla” do cuidado com nossas águas! E nisso o Projeto Amigo dos Rios “cai como uma luva” na ideia de fazermos refletir e mudar nossos hábitos.

Com atividades para jovens de todas as faixas etárias, o Projeto Amigo dos Rios fala sobre o descarte correto do lixo, descarte do óleo, limpeza de quintais, cuidado com matas ciliares, entre outros. Ainda aborda a questão de passar conhecimento sobre as bacias hidrográficas da cidade, isto é, sobre nossos rios, em especial para nós, o Rio Belém que faz parte do Bairro Jardim Botânico e precisa de muito do nosso carinho.

Limpeza feita no Ribeirão Guabirotuba.

Em seu site, acesse aqui, temos um ótimo questionamento: O que é um amigo pra você? O que é? Para os rios de Curitiba um amigo é simplesmente quem não polui o lugar onde você vive com lixo, óleo e, muito menos, esgoto. Por isso, como bons escoteiros, vamos ter um cuidado especial em nosso dia-a-dia para que possamos sempre ter água pura e boa para beber!

Sempre Alerta pelos rios, combinado?

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR

Open chat
Olá você precisa de ajuda?