Você sabe o que é ODS? E a Agenda 2030? E o que o escotismo tem com esses termos?
Bom primeiro precisamos entender que a Agenda 2030 é um Plano de Ação Universal, adotado em setembro de 2015 na Resolução 70 da Assembleia Geral por 193 Estados Membros da organização. Este Plano prevê que governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através de uma Plataforma “My World”. Esta ferramenta abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança até 2030.
O plano ainda prevê quatro partes principais, são elas: Declaração, que determina o compromisso das nações com a sustentabilidade global, o Acompanhamento e avaliação, que prevê um plano contínuo de implementação sistemática da Agenda 2030. Há ainda a Implementação, que é a ação de buscar a sustentabilidade através de projetos apoiados pelos governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa e a parte mais importante, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, ou ODS, que nada mais são, do que pôr todas estas questões no papel e definir como se dará os desdobramentos destes objetivos.
Então agora que você entendeu a Agenda 2030, que tal conhecermos os ODS definidos pela ONU e seus países membros? A melhor maneira de entender cada um é assistindo o vídeo abaixo, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
Agora que entendemos o que é a Agenda 2030 e a importância das ODS pensamos: mas o que toda esta questão tem a ver com o escotismo? Segundo os Escoteiros do Brasil: “O Movimento Escoteiro é um movimento de educação não-formal, cuja proposta educativa está focada em “Educar para a Vida” por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Nosso propósito é transformar os jovens em cidadãos ativos, que sejam úteis em suas comunidades e ajudem a construir um mundo melhor. Nesse contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são essenciais para que possamos atingir nossa proposta educativa”.
Seguindo as recomendações da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, ou WOSM, como a chamamos, os Escoteiros do Brasil passaram a implementar no nosso movimento ações que visam aproximar o escotismo das ODS, ajudando a ONU na implementação dos mesmos. A nacional ainda prevê em seu Programa Educativo que devemos: “INSPIRAR os jovens a serem cidadãos globais ativos, HABILITAR com ferramentas e informação para desenvolver competências sustentáveis e ENTREGAR ações locais conectadas aos ODS por meio de projetos de serviço e desenvolvimento comunitário.
Com tudo isso, temos dentro do movimento escoteiro, várias iniciativas que corroboram com os ODS, tais como: Hora do Planeta, Educação Escoteira, Mutirão de Ação Ecológica, Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, Insígnia Mensageiros da Paz, Especialidades específicas de sustentabilidade, Insígnia Mundial de Meio Ambiente que está em processo de mudança para a proposta “Tribo da Terra”, mais próxima dos ODS, a Insígnia Mares Limpos, Insígnia #HeForShe, Insígnia Escoteiros do Mundo, além do sistema de Progressão Pessoal que busca, pela experiência oferecida nas atividades, que os escoteiros conquistem inúmeras competências que se encontram no contexto dos ODS.
Abaixo você pode conhecer como as atividades oferecidas pelo Programa Educativo se relacionam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
Agora você entende a importância de os escoteiros apoiarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Queremos, como todos, um mundo melhor e para isso precisamos nos unir e ajudar da forma como conseguirmos, só assim alcançaremos a paz!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR
Fontes: ODS Brasil e Escoteiros.org