São Gaspar ECO: O Rio Belém, e a importância de preservá-lo.

Todo mundo já sabe que os rios são fundamentais para nossa existência, o que não sabemos é como cuidá-los, basta observar os rios da nossa cidade.

Rio essencialmente Curitibano que recebe em seu leito a água de vários córregos e rios, como o Pilarzinho, Água Verde, Ivo e Parolin, o Rio Belém nasce no bairro Cachoeira e deságua no Rio Iguaçu, no bairro Boqueirão. Ao percorrer seus 21,46 km de extensão dentro da cidade, passa pela região central e por alguns parques criados ao longo de suas margens, nas regiões mais baixas da sua bacia hidrográfica, com a finalidade de preservação e contenção de inundações e alagamentos. O Parque Passeio Público foi criado no ano de 1886 justamente para represar essas águas e evitar os alagamentos.

Tótem dos anos 70, o Rio cruzando a antiga BR-116, divisa do Prado Velho e Guabirotuba.

É o principal rio da Bacia Hidrográfica de mesmo nome e tem sua história ligada ao desenvolvimento da cidade. Na medida em que a população foi aumentando e o saneamento se fez necessário, o excedente do esgoto era jogado no rio Belém e mesmo nos dias atuais encontramos despejo de efluentes e resíduos em seu leito.

Seu trajeto natural foi alterado ao longo dos anos e na região central ele se encontra submerso (Conforme mapa abaixo) desde 1977, quando o rio passou por sua primeira grande obra de saneamento. Hoje sabemos da necessidade de se manter os rios em seu curso natural, a natureza traz a sabedoria em seus contornos que reduzem a velocidade das águas e retém os sedimentos acumulados em suas curvas, mantendo seu leito normal.

Trechos canalizados, submerso e retificado do Rio Belém.

Dos 75 bairros existentes na nossa cidade, o rio atravessa 36 deles, três desses bairros se encontram nas partes mais inundáveis dos Rios Guabirotuba, Hauer e Boqueirão, por isso eles são alvos de diversas obras da prefeitura para tentar evitar que isso aconteça. O rio nesse trecho foi retificado, perdendo as suas curvas e fazendo com que ele corresse reto, para tentar evitar as inundações, e é nesse trecho que o Rio acaba recebendo muito esgoto e lixo da população que vive ali.

Embora se encontre poluído, o Rio Belém ainda apresenta flora e fauna nativos como peixes, anfíbios, répteis e aves. Eles dependem da sua recuperação para uma existência saudável, assim como a população da melhora de todo seu ambiente para ter água e ar de qualidade e um retrato mais agradável para a cidade.

Lago do Belém no Parque São Lourenço. Ao lado a barragem que o represou.

Neste momento, os cidadãos têm a possibilidade de fazer parte dessa recuperação junto às autoridades locais, auxiliando e atuando no Programa

Amigo dos Rios e nos comitês (grupos de apoio local) de micro bacias.

O Amigo dos Rios é um amplo programa que surgiu com o Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e é a maior iniciativa voltada para a proteção dos rios da capital já realizada. Contempla o Projeto de Educação Ambiental para Conservação e Recuperação dos Rios de Curitiba, vinculado à SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e formado por uma equipe multidisciplinar.

Seja você também um Amigo dos Rios!

Texto produzido por Programa de Educação Ambiental para Conservação e Recuperação dos Rios de Curitiba, Programa Amigo dos Rios.

Imagens por “O Caminhante“.

______________________

Referências bibliográficas:

De Castro, Elizabeth A. & Posse, Zulmara Clara S. MEMÓRIA URBANA. O Rio

Belém. Curitiba, PR, 2013. Disponível em: <https://www.memoriaurbana.com.br/matadouro-municipal-guabirotuba/o-riobelem/>. Acesso em: 24 de jun. 2021.

ONO, Maristela Mitsuko (Org.). Portal Cuide dos Rios. Rio Belém. Qualidade das águas. Curitiba, PR, 2011. Disponível em: <http://www.cuidedosrios.eco.br/rio-belem/>. Acesso em: 24 de jun. 2021.

POMPEO, Caroline; BREMBATTI, Katia. Crônica de uma cratera anunciada: canalização aumenta potencial destrutivo de rios. Gazeta do Povo. 22 de Junho de 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-ecidadania/cronica-de-uma-cratera-anunciada-canalizacao-aumenta-potencialdestrutivo-de-rios-eolvca19vkyy5ijxlbzqioo98/>. Acesso em: 25 de jun. 2021.

Retratos do Belém. A trajetória de um rio urbano. Curitiba, PR, set. 2012.

Disponível em: <http://retratosdobelem.blogspot.com/2012/10/contexto-naturale-urbano.html>. Acesso em: 24 de jun. 2021.

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR