São Gaspar Eco: O Dia da Árvore.

Em 10 de abril de 1972, Julius Sterling Morton, que era político e jornalista norte americano, plantou muitas árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos. Este dia ficou conhecido mundialmente como “Day Arbor” e foi um marco importante na conscientização e preservação das espécies arbóreas. Mais que isso, trouxe um pouco de consciência sobre o assunto, pois na época as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Em muitos países o Dia da Árvore coincide com o início da primavera, outros países adaptam esta data a partir das características físico-climáticas locais. Este é o caso da Alemanha em que o Dia da Árvore é comemorado em 25 de abril, ou da Polônia, que é comemorado no dia 10 de outubro. Já na Tanzânia, o dia é 1 de janeiro.

Árvore na Praça General Werner Gross: a mais alta de Curitiba (Foto: Franklin de Freitas/Site Bem Paraná)

No Brasil a data é comemorada dia 21 de setembro por instituição de Lei, sancionada pelo presidente Castelo Branco em um decreto-lei de 24 de fevereiro de 1965. Mas qual é a grande importância da Árvore para nossas vidas?

As árvores são um símbolo da natureza, também são importantes riquezas naturais que possuímos. Todas as diversas espécies são fundamentais para a vida no planeta, pois são responsáveis por aumentarem a umidade do ar graças à evapotranspiração, por evitarem erosões do solo, por produzirem oxigênio em seu processo de fotossíntese, por reduzem a temperatura das cidades, por fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais e muito, muito mais!

As árvores do Campo Escola de Bateias (Foto: Gabriel Apolinário)

Tudo isso, e nem comentamos da importância econômica das árvores, que entre as suas diversas espécies, incluem-se várias frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Ou de espécies que produzem nozes e madeira.

E você Escoteiro, qual é a importância da Árvore? Já pensou que sem elas, não teríamos aquela sombra na jornada, não teríamos um excelente ponto de fixação de cordas para nosso toldo da cozinha, não teríamos um magnífico rapel ou a história do menino Mogli se passaria em um deserto? Sem as árvores não teríamos o urso Baloo, a cobra Kaa, nem mesmo toda aquela matilha de lobinhos. E assim fica claro como o escoteiro deve ser o principal protetor das árvores.

Como seriam nossas atividades sem elas? (Fotos: Gabriel Apolinário)

Mas, você sabia que Curitiba tem mais de 50 árvores históricas? Pois é, hoje no Dia da Árvore você pode conhecer um pouco mais desta história, publicada pelo site “Bem Paraná”, clicando aqui, onde eles prepararam uma lista de algumas das árvores mais marcantes e históricas de Curitiba. Segundo eles, “são mais de 50 exemplares pela cidade: 51 listados e declarados por decreto municipal como imunes de corte e outros 8 que foram tombadas e fazem parte do Patrimônio Cultural do Paraná”.

Conheça nossas estrelas da cidade:

PATRIMONIO CULTURAL DO PARANÁ

ÁRVORE

LOCALIZAÇÃO

Paineira

Praça General Werner Gross, no Bom Retiro

Angico Branco

Praça da França, no Seminário

Tipuana

Colégio Nossa Senhora de Sion (Rua D. Pedro II, esquina com Rua Presidente Taunay)

Tipuana (quatro exemplares)

Praça Santos Dumont e Rua Ébano Pereira, nº 240

Ceboleira

Rua Professor Assis Gonçalves, nº 644, Água Verde (fica num terreno particular)

 

Ainda há as espécies imunes ao corte. Você está curioso? Acesse o “Bem Paraná” e conheça os detalhes desta história e a lista completa destas árvores.

E você? Tem lembrança de alguma árvore importante em sua vida? Como essas gigantes da natureza merecem ser tratadas por nós? Nosso Fundador B-P dizia:

“O Estudo da natureza mostrará a você quão cheio de coisas belas e maravilhosas. Deus fez o mundo para nosso deleite…”

Sempre Alerta!

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR