São Gaspar ECO: Dicas de filmes e documentários ecológicos.

Quando no mês de junho realizamos atividades de MutEco em conjunto com o Programa Amigo dos Rios, da Prefeitura Municipal de Curitiba, houveram muitas dicas e ideias de documentários voltados ao meio ambiente. Em meio a debates dos participantes, sempre surgia sugestão de mídia para assistirmos. Com isso, as organizadoras das atividades montaram uma lista, que foi repassada ao grupo, de muitos filmes e para saber mais sobre a Proteção Ambiental.

Então que tal aproveitar o tempo livre para assistir um filme e aprender mais sobre o meio ambiente e assuntos relacionados? Veja esta lista:

Documentários e filmes na Netflix:

Cowspiracy: O Segredo da sustentabilidade (2014) – O documentário joga luz sobre um tema polêmico e pouco abordado: como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que isso é ignorado por grandes grupos ambientalistas. Chocante e importante!

Seaspiracy: Mar vermelho (2021) – Ele saiu em busca da verdade sobre a destruição dos oceanos e encontrou uma denúncia chocante sobre um setor inteiro. Chocante e importante!

Rotten (2019) – Falsificação e sabotagem em produtos como leite e mel: um panorama sobre o lado obscuro do comércio global de alimentos.

Escola d’ Água (2018) – Seis jovens que vivem perto dos rios mais importantes do mundo contam como o programa de Educação Ambiental Waterschool influenciou suas vidas.

Dieta de gladiadores (2018) – A vida de um lutador de UFC muda para sempre após cientistas e outros atletas levarem a questionar o consumo de carne. 

Seremos história? (2016) – Uma viagem pelo mundo com Leonardo DiCaprio para investigar as consequências do aquecimento global e o que está sendo feito para revertê-lo. Ao longo dessa jornada, o ator entrevista líderes famosos como Barack Obama, Elon Musk e Papa Francisco. Vale muito ver!

David Attenborough e Nosso Planeta – Desmatamento. Extinção! A terra está ameaçada pelas mudanças climáticas. Mas ele sabe o que fazer para salvar o mundo.

Terra (2015) – Já percebeu como estamos cada vez mais nos afastando da natureza? É o que mostra esse documentário que examina as relações humanas com outras espécies na Terra e nos faz refletir sobre um tema fundamental: e se não pudermos sobreviver sem a vida selvagem?

O Extermínio do Marfim (2016) – Os elefantes podem desaparecer por causa do comércio ilegal de marfim. É o que mostra uma equipe de documentaristas que se infiltrou em uma rede de tráfico internacional. O documentário também mostra o outro lado dessa história, acompanhando ativistas que enfrentam caçadores para combater esse comércio ilegal, que leva toneladas de marfim da África para diversos continentes. A produção é de Leonardo DiCaprio.

Nosso Planeta (2019) – Essa série documental é um espetáculo visual e de conteúdo. Apresenta paisagens incríveis e animais raramente vistos. Mais do que isso, mostra como as mudanças climáticas estão impactando todas as criaturas vivas. Ao longo desse tour pela natureza, passamos por áreas remotas do Ártico, somos contemplados com lindas paisagens africanas e conhecemos um pouco mais da diversidade das florestas da América do Sul. A, e rola até uma visitinha às profundezas do oceano, lar de criaturas misteriosas e fascinantes.

Virunga (2014) – O documentário acompanha o trabalho de guardas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, que arriscam a vida para proteger os últimos gorilas-das-montanhas de caçadores. Um ato de amor a natureza e coragem. Foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015.

Em Busca dos Corais (2017) – Um grupo de cientistas decide documentar o desaparecimento dos recifes de corais. Todo esse complicado processo, que envolve mergulhadores, fotógrafos e equipamentos especialmente desenvolvidos para esse projeto, é registrado nesse doc. Spoiler: a paixão de um dos pesquisadores pelo mar e pelos corais é emocionante.

One Strange Rock (2018) – Apresentada por Will Smith, essa série documental do National Geographic faz um raio-X da Terra mostrando o que torna nosso planeta tão especial. Entre os temas abordados – com depoimentos e análises de astronautas – então como funciona a respiração na Terra, a tempestade cósmica violenta que ajudou a criar o planeta e a importância e os perigos do sol.

Mission Blue (2014) – Esse documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos de ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. A ambientalista, que foi chamada pela revista Times de “heroína do planeta”, é responsável por uma campanha para criar uma rede global de santuários marinhos.

Tales by Light (2015) – O foco aqui não é meio ambiente, mas sim o que está por trás do trabalho de famosos fotógrafos. Ainda assim, em vários episódios as belezas de nosso planeta e a vida selvagem ganham protagonismo. Em Natureza Sagrada, primeiro episódio da segunda temporada, acompanhamos o trabalho de Jonathan e Angela Scott, que lutam para preservar a reserva Masai Mara, no Quênia. E em Predadores Incompreendidos, também da segunda temporada, acompanhamos o trabalho do fotógrafo subaquático Erick Cheng, que mostra que os tubarões não são as feras que imaginamos.

A vida em cores (2021) – Com tecnologias inovadoras, esta série documental investiga a natureza sob uma nova perspectiva e mostra como os animais usam as cores para sobreviver.

Professor Polvo (2020) – Um documentarista exausto retorna ao oceano de sua infância e descobre um amigo submarino que transforma sua vida.

O dilema das redes (2020) – É impossível largar o celular? Não é só com você. O apelo obsessivo das redes não é um efeito colateral: é um projeto!

Desserviço ao consumidor (2019) – Essa série documental mostra que a propaganda enganosa e a negligência na produção de produtos populares podem ter consequências gravíssimas. (O mundo dos cosméticos; A farsa da reciclagem).

Explicando (2019) – Sintonizada nos dias atuais, a série explora temas tão variados como a ascensão das moedas digitais, a razão do fracasso das dietas e o mundo selvagem do K-pop. (A crise global da água – 2°episódio da primeira temporada; O futuro da carne – 3°episódio da segunda temporada).

Solo Fértil (2020) – As previsões do futuro próximo para o planeta Terra, considerando os efeitos do aquecimento global, são alarmantes. Cientistas são unânimes: se as emissões de gases causadores do efeito estufa se mantiverem no nível atual, as consequências podem ser devastadoras. E o que está em jogo não é apenas o planeta, mas também a permanência da humanidade na Terra. Para reverter o problema da crise climática, muitas questões precisam ser resolvidas a partir de mudanças do comportamento humano. E uma delas, como sugere o documentário “Solo Fértil” (Kiss the Ground, no original em inglês), disponível na Netflix, está bem debaixo dos nossos pés: o solo e a maneira como ele é tratado. (Mariana Tramontina).

Rompendo Barreiras (2021) – David Attenborough e o cientista Johan Rockstrom analisam o colapso da biodiversidade na Terra e apresentam possíveis soluções para reverter à crise atual.

A princesa Mononoke (1997) – Um príncipe sofre com uma maldição mortal e parte em busca da cura. Ele acaba indo parar no meio da batalha entre uma cidade mineradora e os animais da floresta.

Dr. Seuss – O Lorax em busca da trúfula perdida (2012) – Nesta adaptação do Dr. Seuss, Lorax, o guardião da floresta precisa impedir que o ambicioso Umavez-ildo destrua o meio ambiente em troca de dinheiro.

Bee Movie: a história de uma abelha (2007) – O ambicioso Dr. Barry B. Benson cai no mundo com os Ases do Pólen em busca de néctar e aventura, mas ele quebra uma das regras do mundo das abelhas e fala com humanos.

Os sem floresta (2006) – Após despertar de um longo cochilo de inverno, uma turma de animais encontra uma subdivisão em seu quintal e é forçada a enfrentar seu pior medo: os seres humanos.

Filmes e documentários no YouTube:

Xingu – Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas decidem viver uma grande aventura, alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central.

Aqui   Parte 1 | Parte 2

A Lei da Água (Novo Código Florestal) – Esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.

Aqui

BBC Extinction The Facts – Sir David Attenborough – Documentário do naturalista britânico David Attenborough, alerta-nos para o risco da humanidade estar cada vez mais sujeita a pandemias devastadoras, se não proteger as espécies em vias de extinção. O documentário ilustra as consequências devastadoras das actividades humanas no habitat natural de certas espécies e estabelece uma ligação entre estes actos e a pandemia da covid-19.

Aqui

Terráqueos – Faça a Conexão (imagem HD e Legendado) – Narrado por Joaquim Phoenix, o documentário mostra sob uma visão crítica, o relacionamento do ser humano com os outros animais habitantes da Terra.

Aqui

In Transition 2.0 – É uma imersão inspiradora no movimento de Transição, reunindo histórias de todo o mundo sobre pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias. Você ouvirá sobre comunidades imprimindo seu próprio dinheiro, cultivando alimentos, localizando suas economias e criando centrais elétricas comunitárias. É uma ideia que se tornou viral, um experimento social que trata de responder a tempos incertos com soluções e otimismo. Em um mundo de crescente incerteza, aqui está uma história de esperança, engenhosidade e o poder de cultivar vegetais em lugares inesperados”.

Aqui

Por que Precisamos Parar de Produzir Lixo | Cristal Werlang Muniz – Estima-se que todo brasileiro produza, em média, 1kg de lixo por dia. Ao adotar atitudes simples como substituir o descartável pelo reaproveitável, compostar o lixo da cozinha e comprar coisas a granel, podemos reduzir em quase 70% a geração diária de lixo. Designer gráfica e adepta de um estilo de vida mais natural, Cristal sempre achou que estava fazendo a sua parte separando o lixo. No entanto, a quantidade de lixo que ela produzia todos os dias começou a incomodá-la. Em 2015, inspirada na palestrante do TED Lauren Singer, criou “Um Ano Sem Lixo” para mostrar como seria parar de produzir lixo.

Aqui

Como Lobos Mudam Rios – A reintrodução dos lobos no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos desencadeou toda uma reação em cadeia, onde não só os lobos retornaram, mas inúmeras outras espécies voltaram a habitar o parque. Mais que o reaparecimento de diversas espécies o próprio ambiente físico começou a mudar, como a mudança do curso de rios que passam pelo parque. A cascata trófica é um processo ecológico que começa no topo da cadeia alimentar e desde toda a cadeia até à base. E o exemplo clássico é o que aconteceu no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, quando os lobos foram reintroduzidos em 1995. Este vídeo mostra como as espécies influenciam-se mutuamente, a alteração ou desaparecimento de uma espécie que seja pode causar todo um desequilíbrio em um ecossistema.

Aqui

A História das Coisas – Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

Aqui   Parte 1 | Parte 2

Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente (2017) – Tem como pano de fundo o desperdício de alimentos e aborda o consumo exagerado e descarte indevido entrevistando pensadores, ativistas, economistas e especialistas de diversos segmentos com o objetivo de atingir a sociedade como um todo, promovendo uma mudança de padrão cultural e a promoção da cidadania consciente. Foi desenvolvido a partir de ideia original da Presidente da ONG Banco de Alimentos, Luciana Chinaglia Quintão e estreou na Virada Sustentável 2017 com realização da Conteúdos Diversos Patrocínio do Rabobank Brasil via Lei Rouanet.

Aqui

Aproveitem! Sempre Alerta!

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR