Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, falaremos mais sobre o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), que segundo a UEB é uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país, além de ser uma grande oportunidade para que todos os jovens reflitam sobre a importância do Meio Ambiente em suas vidas e um caminho para os jovens conquistarem a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), contribuindo com a melhora da consciência ecológica, além de fortalecer a imagem do Movimento Escoteiro na sociedade.
Neste ano mais uma vez a intenção é a de os Escoteiros do Brasil liderem ações de meio ambiente, com objetivo de garantir um futuro melhor para nós e para as futuras gerações. A preocupação com o meio ambiente faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em conjunto com a ONU Meio Ambiente, atuaremos na busca de uma melhor consciência ambiental.
A primeira edição do MutEco ocorreu em 1991, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e desde então tem sido sucesso absoluto. A partir do ano de 2004, a atividade passou a ganhar um tema a cada ano, o que permitiu que as ações fossem orientadas para questões específicas, tais como: reciclagem, aquecimento global, sustentabilidade, consumo consciente, água e muitos outros temas. Neste ano de 2021 completamos 30 anos de Muteco, orientando e fazendo as novas gerações pensarem “verde”.
Durante estes anos de MutEco, um grupo de pessoas resolveu que apenas um dia de atividade ecológica por ano não seria suficiente para atingir o ideal de ações em prol do meio ambiente. Por isso resolveram criar uma rede que pensasse mais tempo sobre o tema e repercutisse ações que pudessem melhorar o mundo. Esta rede ficou conhecida como RAE, Rede Ambiental Escoteira.
A RAE é conhecida como um grupo de pessoas que gostam do tema meio ambiente e querem dar a sua contribuição. E eles precisam de profissionais de várias áreas, já que as ciências ambientais são multidisciplinares e muito técnicas, e estão sujeitas a evolução constante. Ninguém é especialista em tudo, por isso eles querem ouvir a todos.
A Rede defende que é preciso que haja uma posição oficial da UEB sobre assuntos cada vez mais importantes como: “pode cortar bambu?” “Como fazer um fogo de conselho ecologicamente correto?” Entre outros do cotidiano escoteiro. Com essa soma de saberes pretende-se dar respaldo às decisões dos Escoteiros de todo o brasil na área ambiental.
A RAE é atualmente um grupo no facebook de discussões democráticas, moderada pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, filiado à Equipe Nacional de Atividades da Diretoria de Métodos Educativos. Eles propõem-se a produzir trabalhos úteis e eficazes e as decisões, boas ou ruins, são tomadas pelos que estão presentes nas discussões.
A RAE é mais do que um grupo em uma rede social: é uma instância que decide o que compete a ela e ajuda a UEB nas suas decisões relativas ao meio ambiente. Atualmente as pessoas que debatem no grupo da rede, ajudam a definir o tema de cada MutEco anual. Isto é importante para o meio ambiente, mas também coloca as pessoas como decisórias neste processo.
A missão da RAE é fomentar a prática do escotismo sustentável, utilizando o conservacionismo para divulgar a filosofia escoteira e o escotismo para divulgar a filosofia conservacionista.
Este escotismo sustentável, é um ideal que não degrada o meio ambiente em suas atividades, prima pela educação ambiental de seus membros e participa das iniciativas conservacionistas da sua comunidade.
Conheça mais sobre a RAE, seja membro do grupo de facebook clicando aqui.
Viu como o MutEco tem mais história que você pensa? Aguardem para mais matérias ambientas! Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR