No dia 28 de agosto de 2021, ocorreram três passagens de lobinhos no Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni. A Alcateia Seonee, despediu-se da pequena Clara Maria Castilho Bernardo da Silva, enquanto a Waingunga deu adeus a Elis Soares Santana e Joaquim Olegário Ferreira.
A atividade teve início mais uma vez por vídeo chamada com a participação das duas alcateias e convidados, após saudação à Bandeira Nacional e uma oração, a chefe Márcia, Akelá da Seonee apresentou um vídeo que contava uma das histórias do Livro da Selva, “A Embriaguez da Primavera”, a qual fala da transição dos pequenos lobinhos, agora já não tão pequenos, para a cidade dos homens. Após o vídeo e a explicação da Akelá, foi apresentado uma homenagem à Lobinha Clara Maria.
“Clara é aquela lobinha que quando necessário um voluntário para oração em abertura geral ela sempre estava lá, pequena na estatura, gigante na atitude”. Palavras carinhosas da Akelá Márcia. Logo depois, o Baloo Carlos Henrique também contou uma pequena história e agradeceu ao ciclo que se encerrou da jovem, desejou o melhor possível em sua jornada e realizou a renovação da Promessa Escoteira, seguida do último grito de Melhor Possível de Clara para as Alcateias!
Foi então que a Akelá da Waingunga, a chefe Kátia, tomou a palavra e com a ajuda do Baloo Ranieri foi apresentado a homenagem da lobinha Elis, também mostrando a sua linda trajetória na Alcateia em dois grupos, o G. E. Iguariaçá – 103/RS de São Borja e agora em nosso grupo. A Akelá Kátia, também relembrou que a pequena Elis fez apenas duas atividades presenciais antes da pandemia conosco e depois apenas online. Logo depois, o Baloo em suas palavras relembrou a importância de nunca deixar de sonhar. Elis renovou a sua Promessa e também deu o seu Melhor Possível para as Alcateias!
Assim como a Elis, o pequeno Joaquim também teve seu vídeo de homenagem mostrando vários momentos da sua trajetória na Waingunga, tendo logo depois a renovação da sua Promessa, seguindo de seu último Melhor Possível no ramo. Foram momentos especiais para os jovens, que estavam visivelmente muito felizes.
Por fim, na hora da despedida, os pais fizeram um agradecimento especial aos chefes pelas atividades, pela progressão dos pequenos e pelo apoio e desenvolvimento de seus filhos, seja no presencial ou no virtual, foi também um momento muito marcante.
O chefe Gustavo, como membro da Diretoria também disse algumas palavras de parabenização e orgulho do novo passo dos pequenos, levando-os agora a Tropa Escoteira.
Lá na “aldeia dos homens” os jovens foram recepcionados pela Chefia da Tropa e pela Corte de Honra. Em seguida, já foram designados para suas patrulhas. O chefe da Tropa, chefe Adilson fez uma breve explicação de como deverá funcionar a nova seção, as patrulhas e o espírito que logo se desenvolverá nesse novo ramo!
Com as câmeras e microfones abertos, todos deram o Grito da Tropa e assim se seguiu a atividade nesta nova etapa. Para os novos Escoteiros um bom ciclo nessa nova caminhada!
Sempre Alerta para fazer o Melhor Possível!
Por Gustavo Fortes – Dirigente de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR