No dia 23 de maio de 2021, ocorreu o II Jogos da Fraternidade: Conectando Corações. Este ano, como no passado, os Jogos tiveram que se reinventar e ser totalmente online. Com abertura às 9 horas da manhã através de vídeo que iniciou falando do movimento escoteiro e um pouco da da história do evento, que este ano completa 32 anos.
Conforme vídeo de abertura abaixo, tudo começou com uma atividade de Jogos Escoteiros organizada pelo Grupo Escoteiro Santa Mônica em 1989. Em 1990 passou a ser co-organizado com a UEB-PR. Desde então teve o formato que conhecemos, de Jogos da Fraternidade, com o objetivo de não só proporcionar um dia de atividades, mas cultivar nos corações dos jovens a fraternidade e o espírito de doação.
A ação no vídeo ocorre à partir dos 3min37seg.
Neste ano o Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni participou com suas duas alcateias, Seonee e Waingunga, com a Tropa Escoteira Mista Fênix, com a Tropa Sênior Kailash e Clã Pioneiro Excalibur.
Para as alcateias as atividades foram pensadas de forma diferente. Os jovens estavam organizados em “matilhões” e não precisavam sair de suas salas. Os velhos lobos iam até eles. Nosso grupo ficou no Matilhão H.
O ramo escoteiro seguiu por Bases, com a temática “História do Escotismo”, os jovens deveriam ir até as salas de cada base. As bases eram: Base 1: Relembrando Mafeking, Base 2: Enfermeiros de Campo, Base 3: Vivenciando o cerco de Mafeking, Base 4: História não contada, Base 5: Selo da Fraternidade e Base 6: Cultivando o que precisamos.
Já na sênior, as bases eram voltadas a cultura viking, com bases como: Base: Preparando-se para uma exploração viking, Base: Ei, pergunta no posto como chega no Valhalla, Base: Origens Vikings, Base: O mistério das runas e Base: A Travessia de Floki.
Vale destacar a atuação do Chefe da Tropa Sênior, o chefe Evaldo Ribeiro, que ajudou a organizar a base Ei, pergunta no posto como chega no Valhalla, que tinha um jogo de cartas como base, o jogo Dixit. A atividade foi adaptada para o online e para a temática, tornando uma disputa muito divertida de qual patrulha chegaria primeiro a Valhalla, o “paraíso” para os heróis vikings mortos em batalha. O chefe Evaldo, caracterizou-se como uma entidade profética que conduzia os jovens ao Valhalla.
No ramo Pioneiro, o acesso dos Jogos levava a uma transmissão ao vivo chamada TV Pioneira, onde os jovens assistiam muitas coisas como ideias de atividades atraentes para o ramo, atividades sociais entre outros.
No fim do dia recebemos a notícia de que fomos Prata na arrecadação de doações! Parabéns a todos!
Foi um domingo cheio, onde muitos jovens aprenderam mais e o São Gaspar não ficou de fora!
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PRonline