Todos os anos, os Escoteiros do Brasil promovem o MUTCOM – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária.
O Mutcom é um projeto de mobilização nacional que visa integrar grupos escoteiros com suas comunidades. O objetivo é promover atividades que geram impacto social e encorajam o senso crítico de jovens, reforçando a mensagem de que as grandes mudanças começam ao nosso redor e engajando os jovens na construção de um mundo melhor.
Para sua participação, o Grupo Escoteiro necessita estar com o certificado de funcionamento vigente e os associados com registro ativo no ano corrente.
ODS
O trabalho realizado pelos Grupos Escoteiros deve estar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como por exemplo a erradicação da pobreza extrema, da fome, da desigualdade, além de esforços para oferta de uma educação de qualidade e saneamento básico para todos.
O ODS 4 trata de Educação de Qualidade, tendo como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Oferecer um ambiente agradável e acolhedor é fator importante no processo educativo e por isto, o Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni realizou o seu MUTCOM no Centro Municipal de Educação Infantil Vila Fanny, estabelecimento oficial que desenvolve ações de educação e cuidado, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças de 3 meses a 5 anos.
A escolha pelo CMEI Vila Fanny foi devido a diversos motivos. Um deles, é que a Diretora do CMEI, a Sra. Isabel Blaskovski Batista, é mãe do Lobinho João, da nossa Alcateia Waingunga e, em uma conversa informal com a Chefe Adriana, comentou que tinha recebido doações de materiais para pintura e melhorias na escola, porém, precisava de auxílio para a execução desse trabalho.
Ajustados os detalhes técnicos e administrativos das duas instituições, faltava apenas por mãos à obra e assim, no decorrer de todo o dia 18/11/2023, jovens e Chefes do Grupo Escoteiro trabalharam com vontade, sob sol e chuva. Sol escaldante e chuva torrencial, mas que não diminuíram o ânimo dos participantes, sem esquecer do Marcos, pai do Lobinho João, que trabalhou o dia todo, voluntariamente, junto com todos.
Ao final da tarde, era visível o resultado, com a pintura das áreas externas, conserto dos balanços e outras melhoria nas áreas de recreação, além do plantio de lindas flores. Quando concluímos uma tarefa, muitas vezes pensamos que poderíamos ter feito um pouco melhor, mas neste dia, com certeza, a realidade se tornou bastante próxima da nossa expectativa.
A Direção do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni agradece a todos os participantes e a parceria com a escola, que nos permitiu ajudar, mesmo que um pouco, na melhoria do ambiente escolar das crianças lá atendidas.
Texto: Paulo Fumio Inatomi