G.E. São Gaspar Entrevista: Felipe Danilow.

Os Escoteiros do Brasil vem a muito tempo acompanhando a WOSM (Escoteiros do Mundo) na tendência de apoiar as ações da ONU. E neste quesito, a nossa organização vem implementando muitas ações que visam contemplar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta é uma bandeira importante, pois vai junto com as ideias do próprio movimento escoteiro. Entre estas ações, no ano de 2018, a UEB lançou no Brasil a Insígnia Mares Limpos. Esta insígnia surgiu para propor um debate e incentivar a redução do uso de plásticos, que são os principais poluentes de nossos mares!

Para a conquista, cada jovem deveria fazer uma espécie de auditoria do seu consumo diário de plástico descartável, isto é, avaliar os tipos de plástico descartáveis que vem mais utilizando em seu dia-a-dia e se comprometer a reduzir o uso deste material durante um período do desafio. Tudo isso reportando, semanalmente ao Escotista da Seção designado para o acompanhamento da Insígnia.

Uma das iniciativas, foi implementar na Tropa Sênior o uso deste tipo de copo, não descartável, que os jovens deram de presente a cada amigo da Kailash e a chefia.

Em nosso grupo o sênior Felipe Danilow Mendes realizou a tarefa duas vezes, em 2018 e quando esta foi restituída em 2019. Ele conquistou o padrão ouro, juntamente com a guia Livia Ducci Toninelo Zanetti. Aproveitamos para saber mais sobre como foi, entrevistando o jovem:

1 – Como surgiu a ideia de fazer a Insígnia Mares Limpos?

Eu vi no Facebook da UEB a inauguração dessa insígnia, foi em 2018, achei muito interessante, pois algumas coisas eu já fazia em casa, então resolvi tentar.

2 – Fez a Insígnia com mais alguém? Isso ajudou?

A primeira vez eu fiz sozinho, mas na segunda eles dificultaram um pouco mais, então me juntei com a Livia para fazer e essa vez foi bem mais divertido, fizemos até uma festa para o pessoal da tropa sem o uso de plástico!

3 – Como foi o projeto? E a Aplicação?

O mais difícil foi fazer toda minha família aceitar o desafio de usar menos plástico, mas foi uma experiência bem bacana, pra ser bem honesto eu não planejei muito tempo antes, tanto que comecei um ou dois dias atrasado ainda (risos). O desafio é bem na prática mesmo então foi exatamente o que fiz, comecei logo.

4 – Que hábitos mudou em sua vida após fazer esta Insígnia?

Além da consciência do uso de plásticos, eu mudei bastante na hora de aceitar canudos ou embalagens de material plástico por exemplo.

5 – Que mensagem deixa para as pessoas terem esta consciência sobre o plástico.

Acho um iniciativa muito legal e você percebe que com poucas mudanças no uso do plástico no dia-a-dia isso vai virando um hábito e acaba sendo por um objetivo muito maior.

O jovem Felipe diz que até hoje realiza a prática da não utilização de plásticos descartáveis.

_____________

E você jovem escoteiro, porque não tentar fazer? É algo realmente diferente e causa um impacto positivo no mundo. Escotistas também podem incentivar os jovens a tentar!

Sempre Alerta!

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR