Hoje no São Gaspar Entrevista! Vamos saber mais de um chefe muito querido por todos que participou de uns bons momentos no grupo. Estamos falando do chefe Rafael Hagihara, que foi um dos responsáveis pela reestruturação da Tropa Sênior e ajudou em muitos outros aspectos do escotismo do G.E. São Gaspar Bertoni.
Confira abaixo como foi esta entrevista:
1 – Como você entrou no grupo? Quanto tempo fez parte do G.E. São Gaspar Bertoni?
Sou escoteiro já faz muito tempo, desde dos meus 9 ou 10 anos, mas acabei me afastando durante meu tempo como pioneiro. Já casado eu e a Lilian estávamos procurando alguma atividade para meu cunhado mais novo, o João Pedro e acabamos optando pelo São Gaspar por ser perto da nossa casa. Uma vez dentro do grupo, as boas lembranças do que o Movimento Escoteiro me proporcionou falaram mais alto e decidi voltar e trazendo a minha esposa junto! Isso foi em 2012 e ficamos até 2019 quando tive que me ausentar para poder me dedicar a minha empresa.
2 – Como foi sua atuação enquanto chefe no grupo? Do que sente falta?
Nesse período tive a oportunidade de realizar vários tipos de atividades para os jovens! Cada dia uma diferente e mais bacana do que a outra. Os desafios que eles pediam e a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento deles são as coisas que mais sinto falta.
3 – Qual sua lembrança favorita de quando estava participando do G.E. São Gaspar Bertoni?
As lembranças das atividades são várias, mas nossos acamgrupos e acanturs eram a cereja do bolo (risos), cada vez mais complexos e mais distantes, estava no aguardo do tão esperando “AcamBahia” mas tive que sair antes. E em especifico no ramo sênior ter sido coordenador de uma das bases do Desafio Sênior 24h foi uma das atividades mais doidas que já pude realizar!
Fiz muitos amigos e tive a oportunidade de conhecer muita gente por causa do grupo. Minha família aumentou com novos irmãos, filhos e filhas vindo do São Gaspar!
4 – Você acha que o escotismo transforma a vida dos jovens e de suas famílias? Te ajudou a ser quem é hoje?
Tenho convicção disso, pois sou exemplo por ter sido jovem e depois adulto no Movimento Escoteiro. Ele não só nos ensina, mas também incute em todos um censo em sermos melhores pessoas para o próximo, para nossa família e nossa sociedade. Isso é impossível de se esquecer!
Minha relação com os meus filhos é amparada em vários ensinamentos vindos do escotismo. A que mais gosto era uma frase que eu sempre repetia para meus assessorados: Um chefe nunca deve estar à frente do jovem para puxa-lo e nem atrás para empurrá-lo. O lugar do chefe é ao seu lado apenas para acompanha-lo e incentiva-lo até que ele possa trilhar o caminho por sua própria conta.
5 – Deixe uma mensagem para o Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni, em homenagem aos seus 30 anos, dos quais você ajudou a construir.
Uma família como a nossa só pode ser construída com muita dedicação e amor de seus membros. Ela é o resultado do trabalho daqueles que fundaram, daqueles que hoje o mantem e daqueles que virão a dar continuidade a todo esse legado!
A todos que vieram, estão e virão a participar do nosso grupo deixo aqui um forte braço e que possamos nos encontrar, quem sabe, ao redor de um fogo de conselho!
___________
Olha ai pessoal! Este tipo de mensagem que o chefe Rafael nos passou que é o bem mais precioso que nosso grupo pode trazer. E que mensagem de um “até logo” o chefe Rafael nos deixou no final! Com certeza nos veremos muito em breve em um Fogo de Conselho!
Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR