Considerações acerca do curso preliminar 2ª fase presencial.

Leia agora um relato acerca do Curso Preliminar sob a perspectiva da chefe Simone Buono Inatomi do São Gaspar Bertoni.

Sem grandes empolgações e meio que por obrigação resolvi fazer a segunda fase do meu curso preliminar pois havia participado da fase EAD no início deste ano e precisava concluí-lo para a minha progressão.

Eu não tinha grandes expectativas e imaginava que passaria por uma série de palestras relativas aos temas que envolvem o Escotismo. pois foi nesta linha que o curso EAD se apresentou, oferecendo uma vasta literatura em sua biblioteca digital, oportunidade de fóruns de debates sobre os temas envolvidos e alguns vídeos. Porém o excesso deste material todo acabou por provocar uma saturação do tema e eu temia que no presencial houvesse uma continuidade deste sistema de aprendizado.

Chefe Simone com novas amizades do escotismo.

Para minha surpresa e vindo corroborar a experiência de outros chefes anteriores a mim, cheguei em um ambiente leve, divertido e principalmente muito bem organizado, o que me transmitiu muita segurança e credibilidade.

Os organizadores e os chefes instrutores, muito bem escolhidos, com uma vasta bagagem nos apresentaram os temas de forma muito clara e, sempre nos orientando, criaram uma atmosfera capaz de nos fazer mergulhar no mundo do escotismo sem que nos sentíssemos cansados ou enfadonhos.

Aprendendo sobre comida mateira.

Os temas abrangidos, dizendo respeito à todos os ramos seguiram lado a lado com atividades dinâmicas de fixação o que nos proporcionou a oportunidade de integração tanto com os instrutores como com os nossos outros colegas do curso. A riqueza da troca de experiências é um fenômeno transformador e a abertura de diálogo entre os integrantes do curso foi fundamental para despertar a vontade de retornar.

Assuntos importantes como a organização administrativa, normatização e composição de órgãos foram ministrados ao ar livre e se tornaram agradáveis de se ouvir o que nos motivou a questionamentos que foram muito bem esclarecidos pelos nossos instrutores.

O detalhe do chefe Irineu Muniz, Presidente dos Escoteiros Região Paraná, “realizando uma espeta de ovo”.

Outros temas como as cerimônias foram amplamente desenvolvidos tanto em linhas gerais como nas minúcias, enfatizando as diferenças entre os ramos, sanando todas as dúvidas de forma a provocar a fixação sem que pudéssemos perceber.

E houve ainda apresentação de comida mateira, com degustação, um luxo! Simulações de atividades de grupo, muitas canções e jogos, muitas risadas e novos amigos de lenço, tudo de bom!

Um fogo de conselho explicado passo a passo mas cheio de emoção! A lembrança que vinha em minha mente era a de outros chefes que sempre me disseram que os cursos em Bateias eram mágicos e agora eu estava podendo confirmar e entender o por quê dessa sensação de magia que ouvi de mais de uma pessoa e que é absolutamente verdadeira.

Por tudo o que vi, pelas aulas, pelos momentos de descontração, pelas demonstrações de respeito com o outro e pelo comprometimento com o Escotismo posso dizer que realmente o curso é fantástico. E compreendendo que somente agora foi possível tudo isso, pois no auge da pandemia era inimaginável um encontro desses.

O curso EAD tem seus méritos também, pois serviu a um momento e cumpriu o seu papel. Realmente não é a mesma coisa e nunca se propôs a ser igual mas foi muito necessário. Ambos tem seus méritos.

Por Simone Buono Inatomi – Kotick da Alcateia Waingunga do G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR