Todo grupo escoteiro deve ter certa organização para funcionar corretamente. Como em qualquer instituição existem pessoas distribuídas por cargos que operam os mais variados trabalhos para fazer tudo “andar” de forma eficiente.
Uma parte desta “engrenagem” é a Diretoria. A função da Diretoria é administrar o grupo escoteiro e fazer cumprir as regras, fornecendo apoio aos escotistas para que se possa aplicar o método escoteiro.
Em grupos escoteiros temos as mais variadas distribuições de Diretorias, algumas são obrigatórias, como é o caso da Administrativa, Financeira e de Métodos. Mas outras, o grupo institui pela demanda da necessidade imposta pela organização de determinados assuntos.
Hoje vamos dar início a uma série de entrevistas para saber mais sobre as Diretorias do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni, iniciando pela Diretoria de Patrimônio, cujo atual diretor eleito é o chefe Marcelo de Sousa. Por isso, realizamos algumas perguntas para saber mais:
1 – Como começou a Diretoria de Patrimônio? Quem trabalhava no início?
Quando comecei no grupo São Gaspar não existia a função patrimônio, existia a função almoxarifado, gerido pelos Pais do Clube Flor de Lis, que ajudavam na manutenção. Em 2014 foi criada essa Diretoria a qual assumi o cargo. No início era somente eu e alguns chefes, quando precisava de ajuda eu pedia. Em 2016 assumiu junto o chefe Paulo, daí o Patrimônio passou a ter dois integrantes cuidando do grupo.
2 – O que faz o Patrimônio do Grupo Escoteiro? Quem são seus membros atuais?
O Patrimônio cuida dos bens do grupo e também auxilia os chefes, jovens e o Clube Flor de Lis nas suas atividades, tanto na sede, quanto nos acampamentos, cuidando dos materiais e auxiliando nas suas execuções.
Hoje os membros são, como Diretor de Patrimônio, eu, Marcelo de Sousa, e os auxiliares: Delkerd Rodrigues, Douglas da Silva, Vitor Baggio e Orlando Brenner.
3 – Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo Patrimônio?
Hoje a grande dificuldade se encontra na conscientização do quanto a Diretoria de Patrimônio é importante para o cuidado e organização do grupo e seus materiais para as atividades.
4 – Neste ano de isolamento social, conte-nos como a Diretoria de Patrimônio vem atuando? O que realizaram na sede?
A Diretoria de Patrimônio, nesse momento de isolamento tem procurado cuidar da nossa sede, não deixando com aspecto de abandono e sim de bem cuidada. Tivemos recentemente as podas das árvores, aos quais, trouxeram mais segurança para todos e a limpeza do pátio.
5 – Quais são os planos da Diretoria de Patrimônio para o futuro?
A Diretoria está sempre à procura de conciliar e facilitar a organização do grupo. Estamos desenvolvendo um sistema para auxiliar nos controles e manutenções, tanto da sede, quanto dos materiais.
6 – Diga como se sente ao realizar este trabalho para que algum pai ou responsável se interesse em ingressar no grupo atuando na Diretoria de Patrimônio.
Me sinto muito feliz em poder ajudar no desenvolvimento do grupo. Quando se pensa em melhorar e facilitar a vida do próximo, isso se concretiza e é muito gratificante para todos que fazem parte dessa Diretoria que procura sempre fazer os seus trabalhos com muita alegria. Me sinto muito honrado em fazer parte da Diretoria de Patrimônio.
Sempre Alerta
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR