Como foi o primeiro ciclo de 2021 na Tropa Sênior Kailash.

Como em todos os inícios de semestre, a Tropa Sênior Kailash começou o primeiro ciclo de 2021 com a Assembleia de Tropa, no dia 06 de março, para definir as atividades do período. Nesta reunião, alguém é eleito Presidente da Assembleia e apresenta para toda a Tropa o calendário desenvolvido e proposto pela Corte de Honra em conjunto com a chefia.

Com aprovação positiva por parte da Assembleia, nosso ciclo passou a ter quatro atividades de patrulha, três atividades desenvolvidas pela Corte de Honra e o retorno das Bases da Chefia.

Reuniões de chefia para avaliação após atividades do sábado.

Foi definido ainda que a Tropa não faria a Educação Escoteira deste ano, e foi implementado no calendário os Jogos da Fraternidade no dia 23 de maio. A Tropa ainda teve dois recessos programados nos dias 03 de abril e 01 de maio devido aos feriadões.

Foi um ciclo bastante animado, com ênfase definida por eles como “Espiritualidade e Responsabilidade”, onde os monitores avaliaram que foram alcançadas em partes as metas, com variações na percepção entre as patrulhas.

Renovações de promessas para integrações na tropa.

Houveram muitas passagens de jovens indo para o clã, como Luan Crestan, Lucas Cavalli, João Pedro Mantovan, Luan Nain e Matheus Basseto. E muitos jovens chegando da Tropa Escoteira, como: Isabelli Crestan, Kaique Garcia, Luana Nascimento, Julia Brito e Matheus Pamplona. Também realizamos uma Promessa Escoteira, a do Jovem Uzziel Ceabra Santa Anna. E algumas integrações de Tropa, como os jovens Luis Rodrigues, Guilherme Rothbarth e Thiago Marinho.

Boa participação de jovens, em média de 12 a 20 sêniors por atividade.

Entregamos um Cordão Dourado a Jovem Amanda Velasco e realizamos cerimônias de compromisso sênior durante este ciclo, que tiveram que contar com a criatividade da chefia nos momentos de surpresas e apoio fundamental dos pais.

Nas Bases, a chefia se superou. A chefe Gisele trabalhou a ênfase do Ciclo, através de atividades e reflexões sobre a Lei e Promessa escoteira e pensamentos sobre eles mesmos. A base do chefe Marcius foi a exibição de um filme definido por eles. O filme escolhido foi “Infiltrado na Klan” que fala sobre racismo na sociedade americana. Através disso foi possível realizar um debate muito saudável com a tropa sobre o tema. A base do chefe Junior foi um “pontapé” inicial para um projeto de Mensageiros da Paz, com participação de um palestrante da empresa “Preserve Ambiental” e também do nosso clã pioneiro e dirigentes. Por fim a base da chefe Bruna realizou nosso Muteco, bem como Itens de progressão e da Insígnia Mundial do Meio Ambiente. A palestra em parceria com o Programa Amigo dos Rios da Prefeitura de Curitiba foi bem informativa e gerou ótimas discussões.

Base Muteco, desenvolvida pela chefe Bruna em parceria com o Programa Amigo dos Rios e o G.E. Universitário.

Nosso ciclo também ficou marcado pela entrada de dois jovens que não conheciam o movimento escoteiro, tratam-se de Felipe Costa e Henrique Moletta, que vem acompanhando e já estão com registros em andamento.

A Cerimônia da Bandeira no “online”.

As patrulhas montaram programações com a cara deles, com muitos jogos digitais, dinâmicas baseadas em programas de TV e até um RPG de mesa jogado online. Foi bem divertido todas as atividades e até a chefia aprendeu muito!

Algumas passagens com convidados.

O ciclo se encerrou com as avaliações das patrulhas e tropa, bem como auto avaliações que proporcionam momento para que o jovem pense em si e no seu desenvolvimento pessoal. Ao final a corte definiu uma nova ênfase para o ciclo que virá. Uma palavra que segundo eles resume o que eles precisam no momento é “UBUNTU”. Trata-se de um termo da cultura Africana que descreve trabalho em equipe e “caminhar juntos”. Para os nossos monitores, é a melhor meta para o próximo ciclo, que promete algumas atividades presenciais e muita esperança!

Sempre Alerta!

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Compartilhar nas redes sociais

Endereço: R. Cel. João da Silva Sampaio, 702 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Horário: Sábado das 14:30 às 17:30

Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni - 124 / PR