Como em todos os inícios de semestre, a Tropa Sênior Kailash começou o primeiro ciclo de 2021 com a Assembleia de Tropa, no dia 06 de março, para definir as atividades do período. Nesta reunião, alguém é eleito Presidente da Assembleia e apresenta para toda a Tropa o calendário desenvolvido e proposto pela Corte de Honra em conjunto com a chefia.
Com aprovação positiva por parte da Assembleia, nosso ciclo passou a ter quatro atividades de patrulha, três atividades desenvolvidas pela Corte de Honra e o retorno das Bases da Chefia.
Foi definido ainda que a Tropa não faria a Educação Escoteira deste ano, e foi implementado no calendário os Jogos da Fraternidade no dia 23 de maio. A Tropa ainda teve dois recessos programados nos dias 03 de abril e 01 de maio devido aos feriadões.
Foi um ciclo bastante animado, com ênfase definida por eles como “Espiritualidade e Responsabilidade”, onde os monitores avaliaram que foram alcançadas em partes as metas, com variações na percepção entre as patrulhas.
Houveram muitas passagens de jovens indo para o clã, como Luan Crestan, Lucas Cavalli, João Pedro Mantovan, Luan Nain e Matheus Basseto. E muitos jovens chegando da Tropa Escoteira, como: Isabelli Crestan, Kaique Garcia, Luana Nascimento, Julia Brito e Matheus Pamplona. Também realizamos uma Promessa Escoteira, a do Jovem Uzziel Ceabra Santa Anna. E algumas integrações de Tropa, como os jovens Luis Rodrigues, Guilherme Rothbarth e Thiago Marinho.
Entregamos um Cordão Dourado a Jovem Amanda Velasco e realizamos cerimônias de compromisso sênior durante este ciclo, que tiveram que contar com a criatividade da chefia nos momentos de surpresas e apoio fundamental dos pais.
Nas Bases, a chefia se superou. A chefe Gisele trabalhou a ênfase do Ciclo, através de atividades e reflexões sobre a Lei e Promessa escoteira e pensamentos sobre eles mesmos. A base do chefe Marcius foi a exibição de um filme definido por eles. O filme escolhido foi “Infiltrado na Klan” que fala sobre racismo na sociedade americana. Através disso foi possível realizar um debate muito saudável com a tropa sobre o tema. A base do chefe Junior foi um “pontapé” inicial para um projeto de Mensageiros da Paz, com participação de um palestrante da empresa “Preserve Ambiental” e também do nosso clã pioneiro e dirigentes. Por fim a base da chefe Bruna realizou nosso Muteco, bem como Itens de progressão e da Insígnia Mundial do Meio Ambiente. A palestra em parceria com o Programa Amigo dos Rios da Prefeitura de Curitiba foi bem informativa e gerou ótimas discussões.
Nosso ciclo também ficou marcado pela entrada de dois jovens que não conheciam o movimento escoteiro, tratam-se de Felipe Costa e Henrique Moletta, que vem acompanhando e já estão com registros em andamento.
As patrulhas montaram programações com a cara deles, com muitos jogos digitais, dinâmicas baseadas em programas de TV e até um RPG de mesa jogado online. Foi bem divertido todas as atividades e até a chefia aprendeu muito!
O ciclo se encerrou com as avaliações das patrulhas e tropa, bem como auto avaliações que proporcionam momento para que o jovem pense em si e no seu desenvolvimento pessoal. Ao final a corte definiu uma nova ênfase para o ciclo que virá. Uma palavra que segundo eles resume o que eles precisam no momento é “UBUNTU”. Trata-se de um termo da cultura Africana que descreve trabalho em equipe e “caminhar juntos”. Para os nossos monitores, é a melhor meta para o próximo ciclo, que promete algumas atividades presenciais e muita esperança!
Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR