Família São Gaspar, este tem sido um ano bem peculiar. Em todos os aspectos estamos nos descobrindo e inventando novas formas de fazer as coisas. No escotismo e, em especial, no ramo lobinho tem sido um desafio superar as expectativas dos nossos jovens. Mas achamos que estamos conseguindo. Um bom exemplo disso foi o ARL 2020 (Acampamentos Regional de Lobinhos), um evento que normalmente acontece ao ar-livre em forma de acampamento e por distrito. Como fazer um evento sem sair de casa? Esta era a pergunta que todos estavam se fazendo, mas…
No dia 27 de setembro de 2020 estávamos em nossas casas, em frente ao computador, com lobinhos de todo Paraná e alguns de outros estados para fazer um novo ARL, desta vez on-line. E o tema não poderia ser mais legal: “Do tempo das cavernas a era digital”.
Foi apenas um dia, um Domingo, mas de intensa atividade. Iniciando com a Cerimônia de Abertura transmitida pelo youtube e redes sociais.
Toda atividade foi em sistema de bases, com seis na parte da manhã e outras seis à tarde, cada uma com 30 minutos, todas por salas do Google Meet, com os escotistas ao vivo interagindo com os pequenos. Os lobinhos recebiam uma rápida explicação, e tinham de executar uma atividade manual ou resolver um desafio.
Teve um pouco de tudo, de trabalhar com números, a lâmpada de Thomas Edison, fazer barcos de navegação e até escrita rupestre. E, em todas as bases, como já é de costume no ramo lobinho, os escotistas estavam caracterizados conforme os personagens que as atividades representavam despertando ainda mais a imaginação e interesse dos jovens. Os materiais para as atividades eram simples, e, na sua maioria, o que havia em casa.
E assim o evento se encerrou com uma cerimônia também transmitida pelo youtube. Foi um dia de muita coisa boa, com os jovens fazendo o que tem que ter no ramo lobinho: “Apreender fazendo (ou brincando)”!
No ARL 2020 tivemos a participação de 11 lobinhos da Alcateia Waingunga e 8 lobinhos da Alcateia Seonee, além de toda a chefia. Temos certeza de que todos que participaram tiveram, mesmo no “modo on-line”, as experiências de uma verdadeira atividade de Lobinho!
Que venham as próximas!
Melhor Possível!
Acesse nossos Instagrams:
Por Ranieri Krambeck – Baloo da Alcateia Waingunga do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni – 124/PR