No último sábado, dia 19 de fevereiro de 2022, chefes escotistas e dirigentes do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni se reuniram em INDABA para idealizar e organizar as atividades do ano de 2022. A reunião foi realizada no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, local amplo e bastante arejado, próprio para o cumprimento das medidas e restrições da Covid-19.
A programação iniciava-se com café da manhã às 8h30min, seguido da cerimônia da bandeira e oração. Logo após seguiu-se a manhã com muitas informações e definições sobre o ano. Foi definido que o retorno das atividades será no dia 5 de março, após feriado de carnaval e será de forma presencial, seguindo restrições de distanciamento, álcool em gel, etc. Cada seção em locais separados, podendo conforme necessidade dos chefes, alternar. Os locais de atividades serão a sede do grupo, a Associação dos Moradores do Jardim Botânico, a área do Velódromo do Jardim Botânico e a Praça Itália em frente ao santuário.
Será um verdadeiro retorno às origens, com muito cuidado, mas necessário para que o escotismo mantenha o fôlego. A decisão por parte da Diretoria, partiu do pressuposto que os jovens já estão frequentando escolas, clubes e igrejas, sem muitas restrições, também há uma boa parcela dos adultos e adolescentes vacinados, sendo que manteremos a obrigatoriedade para participação do Termo de Consentimento dos pais ou responsáveis legais e também das listas de presença, essenciais em caso de necessidade de rastreio de contaminação.
Durante a manhã também tratamos da visão e metas para o grupo, quando a diretoria se comprometeu a estar mais presente dos escotistas para ajudar e fornecer todo o necessário para que as atividades sejam atraentes e proveitosas.
Houve também um momento de separação, onde escotistas fizeram uma atividade de reflexão sobre as dificuldades impostas na pandemia e os reflexos disso nas nossas atividades a partir de agora, todo o material discutido foi captado e entregue a diretoria que ficou a par das preocupações dos chefes para que possamos trabalhar juntos na resolução destas possíveis questões.
Após o almoço, que ocorreu com marmitas pessoais, para evitar as aglomerações. Os chefes seguiram com explanações intercaladas a atividades de cada ramo para “ninguém dormir”. Ramo lobinho havia feito um quiz muito legal sobre as alcateias, os escoteiros realizaram um jogo de montar um tangram (quebra-cabeça oriental), o ramo sênior fez um jogo sobre o marco simbólico onde deveriam pensar nos seus desafios atuais e ajudar a resolver o dos outros e por fim os Pioneiros realizaram uma atividade de equipes onde deveriam colocar uma peça em uma garrafa com cordas, em conjunto, sem saber que havia sempre um sabotador no grupo.
No fim do dia os chefes ainda realizaram a tradicional revisada no Calendário de Grupo proposto pela Diretoria, onde todas as datas ficam marcadas e diversas equipes de interesse foram montadas para que as coisas aconteçam. Este ano ficou definido que haverá um grande acampamento com os pais e que também ocorrerá várias atividades especiais em comemoração aos 30 anos do grupo.
De forma bem enxuta, após muitos debates e resoluções, encerrou-se o INDABA de Verão do Grupo São Gaspar, esperamos que este ano seja repleto de muitas atividades junto da natureza e que seja um tempo de cura para todos nós!
Agradecemos ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes por sempre apoiar o escotismo do bairro, cedendo o espaço para que possamos muitas vezes realizar atividades em prol dos jovens. É um orgulho ter sido concebido como um Grupo Escoteiro ecumênico dentro da comunidade do Jardim Botânico, com a sementinha inicial sendo lançada dentro da igreja.
Sempre Alerta Para Servir o Melhor Possível!
Por Junior Castro Bieger – Dirigente de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR