No dia 13 de novembro de 2021, sábado, o Clã Pioneiro Excalibur realizou sua primeira atividade presencial depois de muito tempo. O último encontro pessoal havia ocorrido no ano passado durante a pintura da nossa sede.
E para este dia especial o clã resolveu fazer uma aventura diferente. Foram conhecer a Ilha do Mel e todos seus encantos naturais. Um grande respiro após tanta atividade online, pôr os pés na areia!
A concentração para a atividade iniciou em frente da sede às 6h45min com a aferição de temperatura e todas as outras questões do Protocolo de Segurança para Atividades Externas. Logo após, às 7h15, foi realizado a cerimônia da bandeira para o início da atividade. Em seguida partiram rumo a Pontal do Sul, onde embarcariam para a Ilha do Mel.
Após a travessia, os pioneiros desembarcaram no Píer de Caraguatá e começaram a trilha até a Gruta das Encantadas, objetivo principal do grupo. Todos acharam o lugar lindíssimo, fazendo jus ao nome. Segundo a Mestre Diana “é realmente encantador as enormes pedras que desenham a gruta”. Logo após conhecerem a gruta, o grupo seguiu para a Praia Grande, onde os pioneiros observaram vários “viventes” do mar. A Mestre ainda conta que “o mais impressionante é que os pioneiros com todo aquele tamanho e idade mais pareciam lobinhos explorando as areias da praia, (risos) foi maravilhoso ver a interação dos jovens, como eles estavam entusiasmados e principalmente felizes por estarem ali”.
“Havia uma grande preocupação devido as restrições para as atividades, mas todos respeitaram o distanciamento, se cuidaram e cuidavam uns dos outros. Poder ver a alegria estampada no rosto deles foi magnífico” relata a Mestre.
Logo após, o grupo subiu um morro para lanchar observando o mar e as belezas daquele lugar. Ficaram pouco tempo, pois, logo a garoa fina e fria os tirou de lá. Seguiram então por uma trilha até o outro lado da Praia Grande onde foi aplicado um jogo em que os pioneiros se divertiram muito!
Após a atividade, nada melhor do que relaxar na água salgada. Foi o momento só deles, onde sempre um cuidava do outro como uma verdadeira irmandade. Ainda conforme nos conta a Mestre Diana “Como pioneiros são iguais lagartas? Comem tudo que tiver pela frente, lá foram para o segundo round do lanche e “lagartear” no sol! ”.
Infelizmente o tempo da viagem estava acabando e assim tiveram que continuar a trilha até o outro lado da ilha, porém ninguém reclamou, pois, todo o dia tinha valido muito a pena! Depois de quase dois anos em atividade online, essa jornada a Ilha do Mel renovou os ânimos de todos, preparando-os para o próximo ciclo!
Ao retornar para a sede, foi realizado o encerramento e avaliação da atividade com muitos relatos positivos, alegres e empolgantes dos pioneiros, que pretendem voltar a fazer este tipo de atividade novamente, com mais tempo para poderem conhecer toda a ilha e ir em lugares que não conheceram, como a Fortaleza, um lugar lindíssimo e com muita história.
Esta foi a última atividade dos pioneiros Leonardo, Fabiano e Isaías. Conforme nos conta a Mestre “queríamos muito que fosse um dia especial e marcante para eles, acreditamos que o objetivo foi alcançado! ”. E ainda “Foi muuiiitoo booommm, amei a atividade com esse Clã que me enche de orgulho! Pense numa pessoa feliz e orgulhosa desses pioneiros. Eu! ”.
Agradecemos o empenho dos jovens por planejar esta atividade, o apoio da Mestre Diana, pois sem ela talvez não seria possível e o apoio do pai Adilson que ajudou em toda a logística para que este dia ficasse marcado nos corações pioneiros.
Servir!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR