No dia 11 de setembro de 2021, a Tropa Sênior Kailash realizou seu Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, o MutCom. A data foi marcada por muito aprendizado e uma proposta mais “online”, que claro, visa sempre ajudar a comunidade.
Segundo os Escoteiros do Brasil, o MutCom é uma atividade de mobilização nacional que visa a integração e colaboração dos escoteiros com a sociedade, como por exemplo, com as comunidades próximas aos grupos espalhados em todo o Brasil. Também é uma oportunidade de proporcionar aos jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, empoderando-os no intuito de agregar na sua formação, um indivíduo consciente e engajado com o mundo ao seu redor.
Pensando nisso e devido as limitações da pandemia, a chefe Gisele coordenadora da atividade organizou um mutirão de conhecimento e divulgação de propostas, que poderão no futuro vir a se tornarem Projetos, não só para a tropa, mas também as outras seções do grupo.
A atividade iniciou às 15h com base nos “ODS”, ou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foi dado aos jovens uma primeira tarefa de discutir em patrulhas sobre: o que é a agenda 2030, qual o objetivo dela, quanto países a apoiam, quantas e quais são os ODS, porque são importantes, qual a ligação ao escotismo e porque os ODS são tão imprescindíveis para a comunidade.
Após um período em que se buscou as respostas, houve uma discussão sobre o assunto, debatendo da importância destes objetivos. Foi então que a chefe Gisele apresentou os ODS e sua ligação a progressão e desenvolvimento pessoal dos jovens no escotismo.
Logo após, mais uma tarefa para ser realizada em patrulha, os jovens deveriam escolher um ODS e pensar em uma forma de colocá-lo em prática, bem como poderíamos ajudar a cumpri-lo. Todos discutiram e chegaram a ideias interessantes, mas estas não foram explanadas para toda a Tropa, pois o objetivo era cumprir uma tarefa final que realizaria o MutCom.
Foi a HORA DE VENDER NOSSA IDEIA! Os jovens novamente em patrulha, deveriam criar um vídeo para as redes sociais, onde deveriam explicar os ODS e porque os escoteiros os apoiam. Falar de seu objetivo escolhido, contar sua proposta prática para realizar um objetivo diário e chamar a comunidade a realizar esta tarefa também! A ideia é que possamos futuramente aumentar estas propostas e transformá-las em Projetos!
A Patrulha Anhambé escolheu o ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS e você pode conferir as ideias e soluções desenvolvidas por eles abaixo:
Já a Patrulha Kaingang veio com o ODS 2 – FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL com a seguinte proposta:
A Patrulha Kanoê escolheu o ODS 1 – ERRADICAÇÃO DA POBREZA cuja proposta segue em vídeo abaixo:
Por fim a Patrulha Mawé escolheu o ODS 15 – VIDA SOBRE A TERRA que você confere abaixo:
Foi uma tarde de muito aprendizado e criatividade para desenvolver as ideias iniciais que passarão agora a serem fomentadas e publicadas por nossos jovens em redes sociais e aqui no próprio site do grupo.
Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR