No último sábado, dia 21 de agosto de 2021, ocorreu mais um momento especial para o jovem Arthur Mendes Bassetto. Recém laureado com a Insígnia de B-P, o pioneiro teve fortes emoções no Encerramento geral online do grupo.
Quando os jovens no movimento escoteiro completam seus 21 anos, é o momento da partida, isto é, eles deixam de serem jovens do “lado azul da força” e passam a poder trilhar o caminho do voluntariado como escotistas no escotismo. É uma opção ao jovem escolher integrar o corpo de chefes do grupo ou trilhar seu próprio caminho.
Arthur, que havia completado seus 21 anos um dia antes, teve então sua renovação de Promessa Escoteira realizada e após, sob orientação da Mestre, deu seu mais forte grito final de “Servir!”.
O Servir como nos explicou a Mestre Diana, era um servir primeiro a si mesmo para depois conseguir servir ao próximo. E o jovem teve todos seus momentos no grupo lembrandos. Tendo participado do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni desde o ramo escoteiro, passando pelo sênior e por fim pioneiro. Arthur trouxe toda a família para o movimento. Viajou em Projeto de Vida como pioneiro e pode contribuir muito com várias vigílias e atividades escoteiras das mais variadas.
Arthur recebeu de seus pais o Pin da Partida, que é o Símbolo de sua vida no escotismo e poderá ser usado por ele por toda a vida. Também recebeu uma caixa misteriosa repleta de cartas e lembranças com fotos de sua vida escoteira. E ainda um “Mural online” onde vários conhecidos, chefes e jovens deixaram mensagens e fotos para Arthur.
É muito importante esta trajetória para todos no grupo, pois demonstra como o escotismo é um agregador de experiências positivas na vida dos jovens. Ficamos muito felizes com Arthur e sua família e torcemos para o sucesso de sua vida adulta, podendo um dia voltar como voluntário escotista no grupo e ajudar as próximas gerações.
Servir!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR