No dia 31 de julho de 2021, a chefia do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni, reuniu-se em INDABA, isto é, em reunião para tratar da programação do próximo semestre do ano.
O INDABA iniciou às 13h com concentração, seguida da Cerimônia da Bandeira e oração. Logo após às 13h30min o chefe Paulo Fumio, Diretor Presidente do Grupo, deu as boas-vindas a todos os escotistas presentes virtualmente e passou a explanar sobre calendário, desenvolvido pela diretoria, de atividades do grupo, da região e da nacional.
Foi importante este momento de revisão do calendário, para que os chefes de seção pudessem tirar suas dúvidas e para que depois todos projetem seus calendários em cima deste.
No calendário, ficou definido algumas datas chaves, tal como o início das atividades, agora no dia 7 de agosto, junto de uma reunião aos pais, após a atividade sobre o PLANO DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, MutCom por seções do dia 11 a 25 de setembro, Semana Nacional de Trânsito dos dias 15 a 25 de setembro., JOTI nos dias 15, 16 e 17 de outubro, uma importante ASSEMBLEIA DE GRUPO (Com eleições de nova diretoria) no dia 6 de novembro e o encerramento das atividades no dia 4 de dezembro com o “Dia da Família”.
Haviam também no calendário, várias propostas de atividades regionais presenciais, que não foram descartadas, porém foram ignoradas até que a situação possa vir a melhorar, o que na opinião da diretoria, só deve acontecer no ano que vem.
Foi falado junto com a chefia também, do calendário para as seções realizarem suas atividades presenciais, seguindo o regulamento do Plano de Retorno. Neste momento algumas dúvidas foram tratadas, ficando por cada seção trocar com as outras os dias, conforme necessidades.
Na próxima pauta da reunião, a Diretoria de Comunicação apresentou os números das redes sociais do grupo e do site. Gerando perguntas e opiniões sobre o que poderia ser melhorado.
Logo depois o chefe Paulo conversou sobre informações do grupo e metas para a possível nova diretoria, tais como a associação de novos membros, visto que houve queda considerável de associados com a pandemia. Paulo, definiu que se conseguirmos um novo membro por semana, em dois anos o grupo retorna para o número de beneficiados juvenis que havia em 2019 antes da pandemia, 124 jovens.
Às 15 horas a Pauta era Grupo Padrão, onde o chefe Junior apresentou definições sobre a ferramenta, sua importância e fez uma análise de cada indicador que podemos melhorar para nos tornar padrão ouro. No fim, a chefe Marina explicou que nos escoteiros do Brasil formou-se um grupo de trabalho, que até o fim do ano irá alterar os quesitos do Grupo Padrão, tornando-o mais equitativo.
Logo após o Grupo Padrão, o chefe Jonathas, Diretor de Métodos Educativos, passou a falar da importância de termos um bom rodízio de diretoria, pois no fim do ano haverá Assembleia, e a ideia é que até lá, haja novos chefes para assumir os cargos em eleição. Jonathas ainda apresentou o nome de Gustavo Fortes, que já definiu que irá assumir a Diretoria de Comunicação em 2022.
Ainda com o chefe Jonathas, houve uma proposta a equipe de interesse, para que no ano que vem, haja dois acampamentos de grupo. Um Acantur em local próximo no primeiro semestre e um Acampais no final do ano, devido a importância de ter estes pais juntos do grupo. A equipe de interesse ficou de estudar a viabilidade desses dois eventos.
Com o nosso tempo encurtando, passou-se por um assunto da pauta e foi ao novo Sistema de Gestão, onde o chefe Orlando explicou como estava o desenvolvimento da ferramenta e o futuro dela para o grupo. Houve inúmeras dúvidas que foram uma a uma sendo sanadas pelo chefe.
Ainda como última pauta tratada no dia, houve uma formação de Equipe de Interesse para os 30 anos do G.E. São Gaspar Bertoni, a completar-se no próximo ano. Após explanação da chefe Marina, sobre possíveis ideias e da importância da data, muitos chefes sentiram-se empolgados e entraram na equipe, sendo eles: Carlos Henrique, Renata, Junior, Gustavo, Gabriel, Bruna, Evaldo, Kátia, Diana, Marcelo, Alessandra, Silmara, Orlando, Alda, Cristiane, Patrícia, Angela, Gisele, Március, Guilherme e o clã pioneiro.
Para finalizar, foi passado perguntas para que os chefes respondessem, em um momento de reflexão, e logo após, foi exibido um vídeo destas mesmas perguntas sendo respondidas por crianças. Foi bem interessante perceber que o que eles queriam para o mundo após pandemia, era o mesmo que nós. Segue abaixo o vídeo que causou forte comoção em alguns chefes.
Foi um INDABA muito produtivo e descontraído, onde a chefia ajudou a preparar o próximo ciclo e definir o modelo das nossas atividades.
Sempre Alerta!
Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR