Em um momento de mudanças em todo o mundo, somos chamados a uma série de transformações que nos enchem de expectativas sobre como vivenciar a nova realidade. Ainda não sabemos como será o futuro, nem como será esse “novo normal”, mas sabemos que um movimento de jovens tem na sua essência: se reinventar e se atualizar. A juventude sempre muda e não é à toa que estamos em um Movimento.
São muitos os desafios e há muito a pensar sobre o quanto ainda podemos fazer a diferença e transformar o mundo ao nosso redor, mas o Escotismo está pronto mais uma vez para ser um caminho a trilhar.
Nestes novos tempos tão diferentes, a União dos Escoteiros do Brasil lançou o projeto “Transformar para Crescer”, que oferece ferramentas, propostas de ações e estratégias para auxiliar os Grupos Escoteiros.
Dentre os eventos do mês de março, aconteceu no dia 15 de março de 2021, a Reunião da Diretoria Executiva Nacional (DEN) com diretores de Unidades Escoteiras Locais sobre o projeto “Transformar para Crescer” e sobre protocolos de retorno das atividades presenciais.
Para esta reunião foi oferecida uma vaga por Grupo Escoteiro, preferencialmente para o(a) Diretor(a) Presidente, então não demoramos em fazer a inscrição e garantir a participação.
Além de um panorama sobre o projeto “Transformar para Crescer”, também foi apresentada aos diretores dos Grupos Escoteiros uma proposta de Protocolo para Retorno das Atividades Presenciais, incluindo uma Lista de Verificação de Medidas, Checklist de Materiais, Modelo de Autorização e Termo de Responsabilidade, entre outros. Também sugestões de cartazes de alerta e orientação sobre os cuidados, a prevenção, grupos de risco etc.
Todo esse material está sendo estudado pela Comissão do Plano de Retorno de Atividades Presenciais do GESGB, para que o nosso Plano de Retorno esteja alinhado com as orientações da União dos Escoteiros do Brasil – UEB, tendo ainda os ajustes e acréscimos necessários para atender as especificidades de nosso Grupo.
Outro evento, no dia 22 de março, de 2021, foi o Webinar sobre Guia de Mobilização de Recursos para UELs -Transformar para Crescer, que também teve a participação de integrantes do G.E. São Gaspar Bertoni.
Neste evento se demonstrou a importância de ter um planejamento para a captação de recursos, visando o fortalecimento das Unidades Escoteiras Locais em tempos de pandemia, a diversificação das fontes de recebimento de recursos, além de agregar pessoas e parceiros em torno da causa (construir um mundo melhor através da formação dos jovens).
Lembrando que a marca “Escoteiros do Brasil” é muito forte e possibilita a abertura de muitas portas, mostrou-se a variedade de ações que podem ser postas em prática.
Enfatizou-se a importância de ter objetivos, planos e prazos, ou seja, metas claras para apresentar aos possíveis apoiadores. Da mesma forma, a importância de se ter responsáveis para cada ação de captação, manter a sede do Grupo limpa e organizada, assim como ter a documentação em dia para quando as oportunidades surgirem.
Os eventos foram on-line utilizando a plataforma Zoom, então houve a participação de Dirigentes e Escotistas de todo o Brasil, proporcionando momentos de muito aprendizado e troca de experiências.
Por Paulo Fumio – Diretor Presidente do G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR