Nos dias 10 e 11 de abril de 2021, a Alcateia Seonee do Grupo Escoteiro São Gaspar Bertoni realizou seu segundo Acantonamento Online. Desta vez o tema escolhido pelos lobinhos foi: Super Vilões. Eles se divertiram em um final de semana repleto de muitas atividades, brincadeiras e interação com a família.
Novamente a participação e apoio dos pais e familiares foi fundamental para que esta atividade, tão aguarda pelos lobinhos, fosse um sucesso!
No sábado às 16 horas o acantonamento iniciou com a recepção aos lobinhos e após o IBOA, eles tiveram a permissão de abrir a Caixa de Maldades que todos receberam. Nesta caixa tinha o Mapa da Vilania que os lobinhos tinham que percorrer durante todo o acantonamento!
Na caixa também tinha os kits com a programação, receita do macarrão com almondegas (que delícia), certificado de participação, letra da canção da despedida, kit lanchinho com pipoca e suco e o enfeite para a barraca (improvisada ou não). Bem, a primeira coisa a fazer foi montar suas mochilas. Os Chefes estavam atentos para conferir tudo e nada de contrabando heim!!!
Às 18 horas na “hora do lanche”, foi a vez da Chefe Kotick ensinar os lobinhos a prepararem o tão temido “Macarrão do Thanos com Pedras do Infinito ao molho sugo”. Foi uma alegria só. Todos os pais participaram bastante e se sujaram um pouquinho talvez. A finalização desta farra gastronômica foi o delicioso “ Gelado da Elsa” (será que a Elsa é uma vilã mesmo? Todo mundo palpitou e no final a sobremesa ficou saborosa, que é o que importa!!). Neste acantonamento os vilões também lavam a louça e tomam banho, então os lobinhos foram para a pia dar um jeito na bagunça, pois a noite dos vilões só estava começando.
Às 20 horas os lobinhos montaram suas barracas dentro de casa e as transformaram em cavernas. Enfeitaram então o fundo das cavernas como faziam os seres humanos a milhares de anos atrás. Desenhos rupestres de tirar o fôlego. Ao assistirem algumas partes dos filmes: Era do Gelo e Irmão Urso, viram que o homem também pode ser o vilão da história.
Todos se preparam para a Flor Vermelha, atividade do ramo em que se contam histórias e é um momento artístico. Os lobinhos se fantasiaram e participaram de um festival de pegadinhas e xaradas. Foi um momento muito divertido e animado. Para finalizar a noite, houve também uma sessão de cinema com pipoca e suco “bombas relógios”. O filme assistido pelos lobinhos, pais e velhos lobos foi “A LENDA DOS GUARDIÕES”. O vilão da história é dar medo! Mas no final, o bem vence o mal, e o respeito pelas lendas e pela fantasia dos contos infantis mostram que não há idade para se admirar as virtudes do amor e do belo. Para dormir, todos escovaram os dentes e foram direto para o fundo de suas “Cavernas” e assim se encerrou o primeiro dia do acantonamento.
No domingo a atividade começou com a “Alvorada dos Vilões”, onde os pequenos levantaram, fizeram sua higiene pessoal, trocaram seus pijamas e desmontaram as barracas. Após o café teve até um Quis, onde os lobinhos se identificavam com algum personagem do filme da noite passada. Às 9 horas, para deixar a preguiça de fora, a atividade foi um super treinamento de artes marciais. O mestre Shifu (Kung-Fu Panda) ensinou os principais golpes desta arte milenar, para que os lobinhos pudessem enfrentar o temível Tai Lung (o tigre cinzento).
Depois, seguiu-se com um momento de reflexão. Os lobinhos conversaram sobre como alguns vilões tem momentos de heroísmo e que alguns super-heróis também podem cometer erros. Todos nós temos a chance de escolher por qual caminho queremos percorrer.
Encerrando o acantonamento às 10 horas, todos receberam seus certificação de participação no 2º Acantonamento Online: Super Vilões. Como sempre o mais legal fica para o final, lá no fundo da caixa das maldades havia sobrado uma grande bola de dinamite, que poderia explodir a qualquer momento. Como todo o cuidado os lobinhos desmontaram esta bomba e a surpresa foi que ela esta recheadas de guloseimas. Eles mereceram!!
Toda essa programação bacana foi organizada pelos velhos lobos com muitos atrativos e dentro do tema para animar os pequenos, mas, nada disso seria possível sem a ajuda dos pais, que entraram na atividade e fizeram acontecer.
Agradecemos pelo apoio deles e das famílias na atividade.
Por Carlos Henrique da Silva – Baloo da Alcateia Seonee do G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR